quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A minha maior captura de truta da época 2016 no Rio Âncora

Boas!  :D
Ao fim de uns valentes meses a dar cabo da cabeça ao Joca para me enviar o video desta captura, o homem lá se chateou e enviou!  C:-) 8) ;D

Foi num dia perto de Abril, em que o tempo estava incoberto, e um pouquinho de chuva... Um dia daqueles mesmo ao jeito que eu gosto!  ;) Mas as trutas não queriam nada connosco, até então eu tinha feito a primeira truta do dia e o Joca outra...  :'(

Mesmo no fim, pus a amostra que nunca me tinha dado um peixe, preta com pintas amarelas, e para ai no 2º lancamento que provavelmente seria o ultimo antes de dar por terminada a pescaria pois estavamos a regressar e foi mesmo em frente ao local onde tinhamos o carro, cravo esta bela truta, que devido a expessura da linha que estava a utilizar me deu uma grande luta :)


A linha mais uma vez não me deixou ficar mal, e comportou-se lindamente toda a época, sem duvida uma linha obrigatoria para os pescadores da truta pela sua resistencia ao peso face á espessura, quer pela resistencia á abrasão, utilizei na medida de 0.165



Foi o maior exemplar que tirei no rio Âncora este ano, que não foi ano tão truteiro como o ano passado... 

Fica então o video!



Um abraço!

Luis

Um dia para o convivio!

Boas companheiros!  :D 


A pesca por estas bandas não tem andado nada facil, a escassez de peixe, é cada vez mais uma realidade...  :'(

Na tentativa de procurar peixe por outros lados, combinamos: eu (Luis), o meu avô, o Joca e o pai dele ir fazer um dia de pesca á Ilha da Insua, na esperança de ai encontrar uns peixes e passar um dia á maneira!  8)

Eu e o meu avô as 6:30 já tinhamos os pés na Insua, estavamos prontos para pescar! Mas o dia nao correu da mesma maneira para o Joca e para o pai, pois o barco avariou e chegaram mais tarde...

Bem, o vento era algum, vindo do rio, o que por vezes tornava a pesca complicada... Eu lá ia saltando pedrinha a pedrinha, em busca de um Labrax... Mas a coisa não estava nada facil... Entretanto o meu avô no RockFishing também não sentia toque...  :(
Mudei de amostra algumas vezes, mas eis que acabei por parar na invevitavel "red-head"...   O0
Ao final de alguns lances, senti um toque, mas não tive a certeza se seria peixe ou não...
Mais um lance, amostra na agua, inicio a recuperação e cravo um Labrax...  ;D Não, não era o tamanho que desejava, mas acabou por vir para a fotografia e voltou para casa para chamar a mãe, que nunca chegou a vir, mais a frente conto-vos um possivel motivo!  :no2:




O dia continuou, e com a mudança de maré o meu avô optou por fazer SurfCasting, ai vingou 2 rodovalhozitos...




Contudo o dia não foi de pescaria, foi mais um dia que usamos para o convivio entre este grupo, e passar um dia em beleza junto ao mar!

Quanto ao motivo de a mãe labrax não ter aparecido, é algo que me deixa muito triste, e que demonstra a ganancia e a despreocupação com a vida animal e a subsistencia dos ecossistemas!
Pude contar 4 vezes durante a tarde, em que pequenos barcos se aproximavam das pedras da Insua pelo lado de dentro, sitios conhecidos pelos spinners de barco como spots TOP para o robalo, e eles com as masseiras, circundam os cabecos com redes, e depois com um remo comecam a bater na água... Algo muito rapido, e que em 5/10 minutos está feito e voltam para terra com o barco carregado de robalos e sargos!
Agora multipliquemos isto por enumeros dias... Por isso anda a nossa pesca tão mal, por isso até eles se queixam da falta de peixe por vezes! Destroem tudo, até o ganhapão deles!
Para além disso, eu e o Joca, estavamos a fazer spinning numas pedras avancadas, começamos a barafustar aquela atitude, no fim acabamos ameaçados, e continuaram a fazer o mesmo... Varias pessoas que la estavam tambem estavam indignadas com a situação, pelo que diseram "Já ligamos para a Capitania da Policia Maritima e para o piquete, e apenas o que nos dizem é que vão ver o que é possivel fazer, mas não fazem nada, isto anda assim á anos!"

Enfim, é triste... 

Um abraço

Fui "roubar" peixe aos nossos vizinhos!!!

Boas Companheiros! 
Visto que aqui em Viana o peixe é escasso temos de arranjar outras alternativas para pescar, quer para fazer o gosto ao dedo quer para ver escama!

Para isso fomos a Espanha, num local com alguma altura mas perto de casa, pelo que é uma alternativa bastante facil :)



A água estava muito transparente e o mar era muito pouco o que obrigava o uso de linhas finas, coisa que é impossível no local( menos de um 0.30 não vem um peixe para fora :(  )

Bem, chegamos ao local e vimos que os pesqueiros onde podíamos dar com peixe eram poucos.....

Mas, mesmo assim durante a manhã tivemos alguns peixes interessados nas boias mas eram todos  maragotas ou sarguetas muito pequenas... Só raramente um sargo, já digno desse nome afundava a bóia. 




A pesca não foi Excelente, longe disso mas para uma manhã e condições difíceis não foi muito mal...
Ainda tirei 4 peixes que no total pesavam 4,1 Kg, nada mal ;D



Material usado:
Barros Cabo Mondego 5 m/Barros Força 4 6m
Carreto 5000
Fluorcarbono XPS Saltwater Trabucco - 0,30

Anzol Barros Titanus Chinu 1/0 R_BN


Um Abraço
Joca