quinta-feira, 4 de junho de 2015

A noite do Joca!!!!

Aqui fica o relato da pescaria na noite de 30 de Maio.
No ultimo sábado e depois de muitas mensagens trocadas com o Luís, pois o vento teimava em soprar fazendo adiar a nossa ida a pesca horas e horas, só abrandando cerca das 23h, e lá fomos para a praia de Afife fazer meia enchente e meia vazante. >:D
Montamos as canas, preparamos tudo e la pelas 23:15 ja estavamos a pescar. O meu pai foi connosco pescar mas levou a tenda e ficou a dormir pois tinha feito noite no trabalho no dia anterior e ainda tinha sono para recuperar. E então ficou o Luis a pescar com as suas 2 canas, e eu a pescar eu com 3 canas, a do meu pai e as minhas duas. :D

Na altura de escolher o pesqueiro, eu ja tinha feito o trabalho de casa, ou seja, a tarde peguei na bicicleta e fui dar uma espreitadela ao mar, tirei umas fotos a uns sitios quentes na minha opiniao e mandei para o Luis, para ele dar a opinião. Ficou logo escolhido o sitio que era um fundão.
As horas passavam e as iscadas vinham ratadas, mas nem sinal de escama...
O meu pai estava na tenda a descançar enquanto nos mantinhamos um olhar atento nos starlites na ponta das nossas canas.

 
Aqui estava ele com uma tenda de categoria, no saco cama e com comidinha hehehehe

A actividade mais a "sério" começou por volta da 1:30. Dizia eu ao Luis, "fogo, so rataria, mas nem se ve picar, nem nada..." e não é que segundos depois o Luis me diz, "Joca, olha a tua cana, picou, vai la e ve se nao tens la um peixe..." e la fui eu, peguei na cana, senti logo que era peixe. A cana marcou-o muito bem, lá trabalhei o peixe, e ate que enfim, primeiro peixinho da noite.
Um sarguinho que se atirou a minha boa iscada de casulo. ;D




Só tive tempo de desembuchar o sargo, olhei para as outras canas e vi a minha segunda cana dar uma pancada em seco, e de seguida ficou recta e com a linha laça, "Ó Luis, segura aqui..." fui a correr, peguei na cana e sentia um peso forte, e ja pensava eu para mim "devo ter aqui lixo para dar e vender". lá continuei com a recolha, e não é que só aos meus pés me apercebi que era uma raia?
A minha primeira raia, que se atirou ao camarao num lançamento muito curto. 
Era uma raia com 1,200 Kg, á custa dela ainda dei uma valente gargalhada de felicidade. ;D



A seguir, foi preparar tudo outra vez, lançar, meter uma bucha, e rir me um bocadinho com o meu grande amigo Luis. Que apesar das iscas virem sempre ratadas, nao estava a conseguir levar a melhor com os peixes...::) 

De repente vejo a minha cana que tinha sardinha iscada, dar uma batida que ate pareceu que a ponteira bateu perto do chao, desato a correr eu e o Luis, quando chego e pego na cana, sinto pancada da brava, ajusto o drag e digo ao Luis, "este é grande, parece um sargo pelo bater", o Luis disse-me logo "pela zona onde estas a pescar, perto de umas pedras, e o estado do mar, a isca, e o bater, nao me admira que seja um congro...", 10 minutinhos de luta e ele la tinha razao, era um congro que acusou 4.200Kg, sendo o meu record de peixe em peso e tamanho. ;D ;D





Bem com isto ficou de repente um nevoeiro tão denso que já não víamos as canas e tivemos de ir embora. Eram já 4h manhã, além disso a actividade parou.....

Foi uma noite de sonho e espero ter outra assim dentro em breve. Com bons peixes, boa companhia e disposição.



Deixo aqui o meu muito obrigado ao meu grande amigo Luís e ao meu pai pelos grandes momentos ;D


Joca

3 comentários:

  1. Parabéns Joca!
    E eu que não dava nada pela pesca nessa noite, face ao vento frio e forte que se fazia sentir.
    Tu e o Luís são uma dupla excelente!
    Um obrigado também ao Teu Pai, que fez o favor de trazer o Luís a casa, para não me fazer acordar e ir buscá-lo.
    Um abraço a todos vós!

    ResponderExcluir
  2. Olá Joca,

    O bom "vicio" da pesca já bomba e muito!
    Parabéns pelas capturas...os records vão começar a aparecer naturalmente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boas joca , boa pescaria e acima de tudo quebras-te alguns recordos o que nos eleva sempre a moral para uma pesca futura

    ResponderExcluir