domingo, 22 de março de 2015

O meu primeiro Sr. Sargo

No dia 5 de Setembro, convidei o meu colega e amigo Henrique a vir a pesca comigo nessa noite.
Lá fomos para o mar perto das 22h, montar as canas, explicar-lhe como tudo funcionava, ensinar lhe a fazer lancamentos e pouco depois, ja estava ele a tomar conta de uma cana e eu da outra.
La para as 23 iamos sentar nos na areia para ir fumar um cigarro, e ele olha para a cana dele e diz "Aquilo e normal tremer tanto?" eu olhei e como nao havia vento era claro que tratava-se de peixe na cana dele, ele pegou a cana e comecou a recolher quando tira fora, la estava um robalo com 32 cm, o primeiro peixe dele, mas que depois de em dias anteriores ter falado com ele sobre pesca e da importancia de libertar o peixe, ele por vontade propria deicidiu libertar o peixe de 32cm dizendo lhe para chamar o avo ;) 

Vai iscar mais um casulo e eu vejo a minha cana bater violentamente, pego na cana, chamo pelo meu colega e la comecei a trabalhar aos poucos o peixe que me parecia ser já algo visivel, ele foi para dentro de agua e ele disse que quando a onda veio viu um peixe grande , da maneira como ele relatou ja devia ser peixe para 1,5 kg, mas que depois de ele o ver deixei de sentir peso, e inevitavelmente, ja tinha ido a vida dele... 

Depois estavamos a conversar que o pequeno chamou o pai em vez de chamar o avo e etc, e no meio de uma risada e um cigarrinho a acompanhar, quando ele me disse " Luis olha olha, outra vez!" e la esta o starlite a dar uns tremeliques e la foi ele buscar a cana dele e tirou mais um robalinho de 22 cm que tambem o devolveu para a agua.

Mesmo momentos a seguir a minha cana tambem da um picar muito tipico dos nossos amigos sargos, fui busca a a cana e vi logo que pela luta brava ja era um bichinho de manter, avisei o meu colega Henrique, "Este nao podemos perder que e bom, vai para a beira da agua e mal o vejas tira o para fora" e assim foi, eu nem consegui ver bem o peixe e ele so me grita "E um sargo! Que grande sargo!" fez logo uma festa como se fosse ele a tirar o peixe. 
Ja era um bom sargo que se veio a revelar o unico da noite digno de vir para o saco.
Quando a mare virou, tornou-se impossivel pescar devido ao lixo que se juntou no pesqueiro...

Em casa o peixe acusou 1,425kg

Fiquei contente não so pelo bom sargo, mas por ser a primeira pescaria feita pelo meu colega Henrique e que foi brindado com 2 robalitos e que muito bem os devolveu a agua em perfeitas condições.

Material:
Cana: Vega Radion 450, Vega Marine 450
Carreto:Vega Ultimate 80, Shimano Ultegra 10000 XSB
Linha: Trabucco 0,35 (Carretos) Savage Gear 100% Fluorocarbon e Sufix 100% Fluorocarbon


Luis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário